Convertei-vos e crede no evangelho...




Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Marcos 16,15




A escada milagrosa de São José

Toda em madeira, ela vence um vão de oito metros sem sustentação.
Na cidade de Santa Fé, Estado do Novo México, EUA, existe capela chamada Capela de Loretto. Ela faz parte de um convento de religiosas. Construída em estilo gótico, passou por uma grande reforma em 1898. Nessa reforma, foi construído um mezanino no fundo da igreja, destinado ao coro das irmãs. O mezanino fica a oito metros do chão.
Acontece que, quando construíram o mezanino, os construtores encontraram grande dificuldade para construir uma escada que desse acesso a ele sem atrapalhar funcionalidade do templo.
Se construíssem uma escada reta, esta teria que avançar bastante para dentro do templo. Se ficasse rente à parede em qualquer uma das laterais, bloquearia as belas janelas góticas que o templo tinha ganhado com a reforma.
A solução seria construir uma escada redonda, que ocupa menos espaço, ligada a um dos cantos do mezanino. Mas, como construir uma escada redonda que vença oito metros de altura? Seria preciso construir apoios e estes apoios atrapalhariam a funcionalidade do templo.
As irmãs consultaram inúmeros construtores e carpinteiros, mas ninguém dava uma solução satisfatória. Por isso, começaram a rezar uma novena a São José, pedindo a intercessão do pai adotivo de Jesus, que era carpinteiro.
Foi, então que, no último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas pedindo trabalho. Ele não era da região e ninguém o conhecia. Disse que faria a escada e pediu pouco mais de um mês para concluir o trabalho.
Sem outra opção, as irmãs confiaram, enxergando neste fato a resposta de São José à novena que fizeram. O homem pediu para fazer o trabalho sempre de portas fechadas. As irmãs concordaram.
Pouco tempo depois, a escada estava terminada e com um acabamento primoroso. Quando as freiras foram fazer o pagamento, o homem tinha desaparecido sem deixar pistas. As religiosas, intrigadas, procuraram-no por toda a região e nada. Colocaram anúncios em jornais pedindo informações sobre ele e, mesmo assim, não conseguiram nada.
Então, elas começaram a perceber que a escada tinha uma qualidade de construção extraordinária e um acabamento artístico impecável. Por curiosidade, descobriram que a escada vencia os oito metros com trinta e três degraus idênticos e perfeitos. Trinta e três é a idade de Jesus Cristo. A partir desse momento, elas começaram a acreditar que tinham sido visitadas por São José e não o perceberam.
A notícia começou a se espalhar. Por isso, construtores, carpinteiros e especialistas começaram a ir à capela ver a escada. Então, outras descobertas interessantes começaram a aparecer reforçando a tese do extraordinário.
Primeiramente, constataram que a madeira utilizada não era daquela região. Só este fato já é uma grande incógnita, pois foi preciso muita madeira. Porém, as irmãs não viram o tal homem sair nem chegar com carregamentos.
Outro mistério é que a escada vence uma altura de oito metros sem ter apoio central. Ela é arredondada, no formato de caracol. Um caracol duplo sem apoio central. Engenheiros e especialistas não conseguiram desvendar o mistério.
As madeiras são encaixadas umas nas outras e fixadas com pregos de madeira. As madeiras foram talhadas e perfeitamente encaixadas umas nas outras de uma forma que os carpinteiros da região ainda não conheciam.
Por tudo isso, ela passou a ser chamada de “Escada Milagrosa de São José”. O que mais me chama a atenção, porém, é o simbolismo espiritual dessa escada. Ela liga o chão da igreja ao coro, onde se cantam louvores a Deus. Simbolicamente, ela liga a terra ao céu.
Os trinta e três degraus representam Jesus Cristo. Ele é a ponte que trouxe para nós o acesso ao céu. Subir essa escada representa nossa subida espiritual da terra para o céu através de Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.
Que São José interceda por nós a graça subirmos a escada da vida que vai nos levar à definitiva presença de Deus.