Convertei-vos e crede no evangelho...




Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Marcos 16,15




O que é o pecado?

É a falta de confiança em DEUS.  Confiamos mais em nós mesmos do que em DEUS. Não queremos depender de DEUS, queremos fazer a nossa vontade, negando assim a DEUS.  O Pecado consiste em não confiar no amor de DEUS e em sua sabedoria;  é confiar mais na força humana do que na força do alto. É um não dito a DEUS.  Apesar de não faltar nada ao homem e gozar da presença viva de DEUS, deixaram-se seduzir pela serpente.  O pecado corrompeu o espírito do Homem e o Homem olhou para DEUS como um rival: quis ser como DEUS. Cedeu o Homem à tentação e transgrediu a ordem de DEUS (Gn 3,4s). Pelo pecado, o Homem rompeu com DEUS, arrastando consigo toda a comunidade humana, isto é, a natureza humana.  O homem livremente escolhe a desobediência, contrariando a ordem que haviam recebido de DEUS, para que não comessem do fruto da árvore (simbologia do fruto da árvore usada para explicar a origem do pecado) que estava no meio do jardim. O homem, criado à imagem e semelhança de DEUS, foi chamado a viver na presença de DEUS, com um destino sobrenatural. Pelo pecado foi expulso do Paraíso, isto é, da vida de DEUS.  Mas... tendo sido criado para DEUS, o homem sempre sente saudades do convívio divino e do Paraíso, isto é, um estado de vida agradável que fora perdido pelo pecado e com isso sofre.
Pecaram, viraram as costas para o DEUS de Amor, preferiram seus projetos aos projetos de DEUS. Se desligaram de DEUS, que é a fonte da vida e, em conseqüência, se aproximaram da morte. Pronto!  Está o homem desligado da Verdadeira Vida, do seu Criador, seu PAI amoroso!
O homem não quis depender de DEUS, ele quis fazer-se DEUS.  Tratou não somente de conhecer o bem e o mal, mas de constituir-se juiz soberano de suas próprias ações; direito que pertence somente ao Criador.
A humanidade sofre e torna-se incapaz de chegar até DEUS por suas próprias forças.  O homem foi atendendo seus anseios, desejos, tentações e assim o pecado foi se alastrando para o mundo todo e hoje podemos ver o que está aí.  Ele se tornou escravo do pecado Jo8,34-36. O homem tenta ser feliz por diversos caminhos, mas na força humana:
a) Falsos caminhos (droga, vícios, o sexo, disk TV para sexo, disk TV para companhia, namoros na Internet, etc).
b) Falsos ídolos (dinheiro, poder da mente, horóscopos, doutrinas, bruxaria, etc).
E para tudo isto, uma má notícia. O homem não encontrará solução. O homem tem um grande inimigo que não pode vencer; tem um problema que não pode resolver e não consegue sair do pecado. O homem não pode salvar a si mesmo e nem salvar os outros.  O homem não pode chegar a DEUS com suas próprias forças.
Diante desta má notícia, será que não há solução?  Temos, mas é claro que temos! Nós já não vimos o tamanho do amor de DEUS por nós?  Nem mesmo o sofrimento são capazes de nos afastar do Amor  de DEUS   e esta deve ser a  razão da nossa perseverança.  DEUS não desiste do ser humano por que o ama desde toda a eternidade.  E aí rebanho amado,  o que será que NOSSO DEUS AMOROSO FEZ?
Jo3,16-18
É preciso que o DEUS vivo venha ocupar o lugar que é só Dele em nosso coração. Lugar que ninguém e nada pode ocupar, a não ser Ele mesmo.  E se ali não estiver, o lugar ficará vago e surgirá o vazio, a saudade, a sensação de ausência e de perda.